Com o objetivo de avaliar a descarga emergencial realizada no açude Banabuiú, o Comitê da Sub-Bacia Hidrográfica do Rio Banabuiú (CSBH Banabuiú) esteve reunido com a Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh)/Quixeramobim, na 11ª Reunião Extraordinária, no dia 17 de agosto, no auditório da Gerência Regional.
O gerente regional de Quixeramobim, Luís César, apresentou o resultado da operação que iniciou no dia 4 de agosto/2016, com uma descarga emergencial de 2 m³/s do açude Banabuiú. Após 13 dias, foi liberado um volume de 1.847.000 m³ que percorreu 24 km. Tendo em vista que a continuação da operação enfrentaria um trecho crítico e prejudicaria o abastecimento da sede municipal de Banabuiú, a plenária do Comitê aprovou o fechamento da válvula.
A reunião foi coordenada pela Diretoria do Comitê de Banabuiú, pelo presidente interino, Francisco Edson de Melo, e o secretário adjunto, Vicente Honorato da Silva. Estiveram presentes 25 instituições/membros e 11 convidados. Da Cogerh/Quixeramobim, também, estiveram o coordenador, Delfábio Teixeira, a analista de Gestão dos Recursos Hídricos, Isabel Giovana, os técnicos, Michelly Setubal e Francisco Almeida, e o assistente administrativo, Hugo Costa.