Nesta quarta-feira (31), foi realizada a 81ª Reunião Ordinária do Comitê da Sub-Bacia Hidrográfica do Rio Banabuiú, na Câmara Municipal de Banabuiú.

De início, houve a apresentação do Relatório das Atividades de 2023 do colegiado pela Coordenadora do Núcleo de Gestão Participativa da regional da Cogerh da região do Banabuiú, Dayana Magalhães.

Também ocorreu a avaliação da alocação negociada de águas dos sistemas hídricos da Sub-Bacia no 2º semestre de 2023. Os açudes tiveram saldos positivos em relação aos volumes simulados e realizados para esse período.

Na oportunidade, ocorreu a Explanação do Projeto de Regularização dos Usuários de Recursos Hídricos do Ceará, apresentado por Antony Maia, coordenador do núcleo fiscalização da Cogerh e por Fabiano Barros, do Consórcio HRI, responsável pelo trabalho que está sendo executado na região.

Além disso, Meiry Sakamoto, gerente de meteorologia da Funceme, apresentou o prognóstico para a quadra chuvosa de 2024: 45% de probabilidade para a categoria abaixo do normal; 40% de probabilidade para a categoria em torno da normal e 15% de probabilidade para a categoria acima do normal.

Em seguida, foi apresentada a batimetria do Açude Vieirão, localizado em Boa Viagem. O coordenador do núcleo de operação da regional da Cogerh, Pedro Hugo, explicou que a cota do reservatório aumentou para 99,87, que equivale a um acréscimo de 9,8% na sua capacidade de acúmulo.

Por fim, foi realizada uma visita ao Açude Banabuiú, com a presença do Eriberto Santos, do Consórcio Banabuiú, que falou sobre a recuperação e a estrutura hídrica do reservatório.

Previous post 81ª reunião Ordinária
Next post Comitê do Banabuiú e Cogerh realizam II Encontro Regional para renovação do colegiado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *