O colegiado do Comitê da Sub-Bacia Hidrográfica do Rio Banabuiú definiu os parâmetros para alocação negociada de água dos açudes isolados da bacia. A encontro é o momento de preparação para as chamadas Reuniões de Alocação Negociada de Água dos açudes que compõem o sistema hídrico da região, momento em que serão definidas as vazões de operação dos açudes isolados para o segundo semestre de 2019. O encontro ocorreu na última quarta-feira(19), em Quixeramobim.

Na ocasião, após apresentação dos dados técnicos de cada reservatório realizado por técnicos da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), o colegiado decidiu pela não liberação da água pela válvula no açude Umari. Já para o açude Pedras Brancas a decisão foi pela vazão mínima de retirada de 280 l/s e a máxima de 380 l/s. Para o açude Cipoada, a operação é com mínima de 0l/s e máxima de 60 l/s.As decisões serão levadas para a reunião de alocação negociada dos respectivos sistema hídricos. A reunião de Alocação do Açude Pedras Brancas será dia 02 de julho. Dos sistemas hídricos de Umari e Cipoada serão dias 09 e 16 de julho, respectivamente.

O comitê também definiu uma Comissão de Acompanhamento dos Vales Jaguaribe e Banabuiú. Os cenários de alocação de água do Açude Banabuiú, terceiro maior do estado, serão definidos em conjunto com a alocação do Vale do Rio Jaguaribe, no próximo dia 04 de julho, em Limoeiro do Norte.

A assembleia foi coordenada pela Diretoria do Comitê da Sub-Bacia Hidrográfica do Rio Banabuiú, representada pelo Presidente Francisco Almir Frutuoso Severo (Chico Almir), Vice-Presidente Francisco José de Sousa Pinheiro (Kim), e Secretário Adjunto Leonel Lemos Maia. A reunião contou com a presença de 39 instituições e 10 convidados. Técnicos da Gerência Regional da Cogerh (Quixeramobim) acompanharam o encontro e deram suporte técnico e logístico ao Comitê.

Previous post 62ª Reunião Ordinária
Next post Melhorias no sistema adutor de Madalena reforçam abastecimento humano no município

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *