Nesta terça-feira (4), o Comitê da Sub-bacia Hidrográfica do Rio Banabuiú realizou sua 85ª Reunião Ordinária, em Pedra Branca, discutindo ações para 2025, prognóstico da quadra chuvosa e avaliação da operação do 2024.2.
A reunião contou com a presença de diversas instituições e autoridades locais, com destaque para a entrega a Menção de Honra à prefeita de Pedra Branca, Maria Ivoneth Braga e ao presidente da Câmara Municipal, Juscelino Calíope, em reconhecimento pela parceria na gestão compartilhada dos recursos hídricos.


Planejamento para 2025
Dayana Magalhães, coordenadora do núcleo de gestão participativa da regional da Cogerh, apresentou as ações planejadas para 2025, que foram discutidas e aprovadas pela plenária.
Também foram definidas as datas para os próximos encontros do Comitê, conforme a tabela abaixo:

Prognóstico da Quadra Chuvosa
Meiry Sakamoto, gerente de meteorologia da FUNCEME, trouxe uma atualização sobre a situação dos oceanos e os efeitos no clima. Ela explicou que as águas do Oceano Pacífico estão mais frias do que o normal, enquanto o Atlântico Norte está mais quente do que o Sul, o que indica um padrão climático fora do comum.
Sakamoto também compartilhou o prognóstico climático para o período de fevereiro, março e abril de 2025 no Ceará, destacando uma probabilidade de 35% de chuvas abaixo da média, 45% de chuvas dentro da média e 20% de chuvas acima da média. Os dados indicam um gradiente de precipitação no estado, com anomalias positivas no noroeste e negativas no sudeste.

Abastecimento em Milhã
Paulo Ferreira, gerente da regional da Cogerh da região do Banabuiú, informou sobre as ações realizadas para garantir o abastecimento de água na cidade de Milhã. Entre elas, destacam-se a locação e construção de 15 poços, a limpeza e teste de 14 poços, além da ativação da adutora do Inharé.

Avaliação da Alocação de Água dos Sistemas Hídricos da Bacia do Banabuiú
Luís César, coordenador do núcleo de operação, apresentou a avaliação da alocação de água nos sistemas hídricos da bacia. Foram divulgados os dados de batimetria de importantes reservatórios da região. O açude Umari, atualmente com uma cota de 310 metros e volume de 30.920.383 m³, e o açude Capitão Mor, com cota de 97,30 metros e volume de 1.330.296 m³, foram destacados como parte do monitoramento da gestão hídrica.

Curso de Extensão em Recursos Hídricos
Reinaldo Fontes, professor do IFCE e membro do Comitê, atualizou os presentes sobre os cursos de especialização e extensão na área de recursos hídricos, previstos para a primeira quinzena de abril, por meio do programa ProComitê, da Agência Nacional de Águas (ANA).
Os membros das comissões gestoras terão a oportunidade de participar. Marcia Galdas, representante da Secretaria de Recursos Hídricos, também acrescentou informações sobre as questões burocráticas para início das inscrições.
Comenda Zaranza
Ao final da reunião, o Comitê do Banabuiú anunciou que Chico Almir Frutuoso Severo, representante da FAEC e Conselheiro do CONERH, será homenageado com a Comenda Zaranza de 2024. A homenagem é destinada a figuras de destaque na área de recursos hídricos do Estado do Ceará.
A reunião evidenciou o comprometimento das autoridades com a gestão hídrica da região e a busca por soluções para os desafios climáticos.



