Nesta terça-feira (10), o Comitê da Sub-Bacia Hidrográfica do Rio Banabuiú realizou sua 84ª Reunião Ordinária, no município de Piquet Carneiro. Foram apresentadas as ações realizadas ao longo de 2024 e debatidos novos projetos para a gestão dos recursos hídricos da região.
Curso de extensão
Também foi apresentada uma proposta inovadora por Reinaldo Fontes, professor do IFCE e membro do comitê. Ele detalhou uma iniciativa de cursos de extensão e especialização na área de recursos hídricos, com previsão de início em abril de 2025.
A proposta visa capacitar profissionais e ampliar o conhecimento técnico na gestão de águas por meio do recurso do Comitê da Sub-Bacia Hidrográfica do Rio Banabuiú, advindo do ProComitê, programa instituído pela Agência Nacional de Águas (ANA).

Mediação de Conflitos e Apoio Técnico ao Açude Valentim
Isabel Giovanna, analista de Gestão em Recursos Hídricos da Cogerh, abordou o processo de mediação de conflitos envolvendo o Açude Valentim. Embora não esteja sob a gestão direta da Cogerh o açude é de grande importância para as comunidades de Quixeramobim e Milhã, e a Companhia oferece apoio técnico para garantir a sustentabilidade e a harmonia no uso dos recursos hídricos.

Comenda “Amigos da Água”
Durante a reunião, o Comitê também prestou homenagens a pessoas que desempenharam papéis fundamentais na gestão dos recursos hídricos na região. A comenda “Amigos da Água” foi entregue a: Edinardo Sales, da Prefeitura municipal de Piquet Carneiro; Reinaldo Fontes, professor do IFCE; e Gilberto Sousa, do SAAE de Pedra Branca.



Prognóstico da quadra chuvosa
Na reunião, Francisco Vasconcelos, pesquisador da FUNCEME, atualizou os participantes sobre as condições atuais dos oceanos e as tendências climáticas para o Ceará, especialmente em relação à quadra chuvosa do primeiro semestre de 2025.
Vasconcelos trouxe informações valiosas sobre o comportamento dos fenômenos atmosféricos e oceanográficos que podem influenciar as precipitações no estado, fornecendo dados fundamentais para o planejamento e gestão dos recursos hídricos.
Mascote do Comitê
Uma das pautas do evento foi a apresentação dos resultados da enquete para a escolha do nome do mascote do comitê, que, após aprovação, foi definido como “Buiú”.

Confraternização
O evento foi encerrado com um momento de confraternização entre os participantes, proporcionando uma oportunidade para fortalecer os laços entre os membros do Comitê e celebrar os avanços na gestão dos recursos hídricos da região.
Durante o encontro, também ficou encaminhada a próxima reunião do Comitê, que será realizada no dia 4 de fevereiro de 2025.