Nesta terça-feira (10), o Comitê da Sub-Bacia Hidrográfica do Rio Banabuiú realizou sua 84ª Reunião Ordinária, no município de Piquet Carneiro. Foram apresentadas as ações realizadas ao longo de 2024 e debatidos novos projetos para a gestão dos recursos hídricos da região.

Curso de extensão

Também foi apresentada uma proposta inovadora por Reinaldo Fontes, professor do IFCE e membro do comitê. Ele detalhou uma iniciativa de cursos de extensão e especialização na área de recursos hídricos, com previsão de início em abril de 2025.

A proposta visa capacitar profissionais e ampliar o conhecimento técnico na gestão de águas por meio do recurso do Comitê da Sub-Bacia Hidrográfica do Rio Banabuiú, advindo do ProComitê, programa instituído pela Agência Nacional de Águas (ANA).

Mediação de Conflitos e Apoio Técnico ao Açude Valentim

Isabel Giovanna, analista de Gestão em Recursos Hídricos da Cogerh, abordou o processo de mediação de conflitos envolvendo o Açude Valentim. Embora não esteja sob a gestão direta da Cogerh o açude é de grande importância para as comunidades de Quixeramobim e Milhã, e a Companhia oferece apoio técnico para garantir a sustentabilidade e a harmonia no uso dos recursos hídricos.

Comenda “Amigos da Água”

Durante a reunião, o Comitê também prestou homenagens a pessoas que desempenharam papéis fundamentais na gestão dos recursos hídricos na região. A comenda “Amigos da Água” foi entregue a: Edinardo Sales, da Prefeitura municipal de Piquet Carneiro; Reinaldo Fontes, professor do IFCE; e Gilberto Sousa, do SAAE de Pedra Branca.

Prognóstico da quadra chuvosa

Na reunião, Francisco Vasconcelos, pesquisador da FUNCEME, atualizou os participantes sobre as condições atuais dos oceanos e as tendências climáticas para o Ceará, especialmente em relação à quadra chuvosa do primeiro semestre de 2025.

Vasconcelos trouxe informações valiosas sobre o comportamento dos fenômenos atmosféricos e oceanográficos que podem influenciar as precipitações no estado, fornecendo dados fundamentais para o planejamento e gestão dos recursos hídricos.

Mascote do Comitê

Uma das pautas do evento foi a apresentação dos resultados da enquete para a escolha do nome do mascote do comitê, que, após aprovação, foi definido como “Buiú”.

Confraternização

O evento foi encerrado com um momento de confraternização entre os participantes, proporcionando uma oportunidade para fortalecer os laços entre os membros do Comitê e celebrar os avanços na gestão dos recursos hídricos da região.

Durante o encontro, também ficou encaminhada a próxima reunião do Comitê, que será realizada no dia 4 de fevereiro de 2025.

Previous post Comissão Gestora do Sistema Hídrico Fogareiro discute acompanhamento da operação do açude Fogareiro
Next post Fórum Cearense de Comitês de Bacias entrega Comenda Zaranza para destaques da gestão de recursos hídricos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *