Colegiado avaliou a operação do segundo semestre de 2019 nos reservatórios da região

O papel estratégico dos Comitês de Bacia do Estado vem contribuindo para gestão dos reservatórios e do meio ambiente no âmbito das 12 bacias hidrográficas do Ceará. Em mais uma reunião ordinária para debater a operação e planejamento dos açudes, membros colegiados que representam a sociedade e o poder púbico discutiram a situação, desta vez, da Bacia do Rio Banabuiú.

O encontro, ocorrido na última terça-feira (11) em Milhã, é mais um de uma série de reuniões que ocorrem ao redor do estado, nas diferentes regiões hidrográficas, para planejar e executar ações de gestão nos reservatórios, de modo a garantir segurança hídrica a população. Na ocasião, o gerente regional da Cogerh na Bacia do Banabuiú, Paulo Ferreira, apresentou ao Comitê uma Avaliação da Alocação dos Sistemas Hídricos referente ao 2° Semestre de 2019, numa espécie de prestação de contas com o que foi acordado com o grupo anteriormente.

Na sequência, o Comitê pôde acompanhar o resumo do feedback das avaliações do colegiado em relação as reuniões ordinárias do Comitê. Este tipo de ação faz parte das atribuições de cada Comitê, estabelecido através de cada regimento interno. As informações sobre o ProComitê, programa de apoio aos Comitês da Agencia Nacional de Águas, também foi tema do encontro. Uma Comissão do Comitê do Rio Banabuiú foi designada para acompanhar o projeto (José Cláudio e Silva, José Ivandir da Silva de Sousa e Joel Mayk Nobre).

A Meteorologista da Funceme Meiry Sakamoto conversou com o grupo sobre Prognóstico da quadra invernosa de 2020. Também durante a reunião foi realizada a entrega de uma Menção de Honra ao Prefeito de Milhã Darlan Dantas. O colegiado acompanhou ,ainda, o diagnóstico de uso do Sistema Hídrico Poço do Barro e a sobre o Mogno Africano

Combate a Desertificação

O II Encontro de Estudos e Iniciativas de Combate a Desertificação será realizado no período de 25 a 27 de Março/2020 no município de Quixadá. A programação e os detalhes do evento foram tratados durante a reunião ordinária.

A assembleia foi Coordenada pela Diretoria do Comitê da Sub-Bacia Hidrográfica do Rio, representada pelo Presidente Francisco Almir Frutuoso Severo (Chico Almir), Secretária Maria Rosilene Buriti Lima (Rosa), e Secretário Adjunto Leonel Lemos Maia. Das 50 instituições/membros, 43 instituições/membros estiveram presentes.

Previous post 65ª Reunião CSBH-RB
Next post 65º Reunião

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *