O Comitê da Sub-bacia Hidrográfica do Banabuiú e sete Comissões Gestoras participaram nesta terça-feira (16) de duas capacitações virtuais: a 1ª teve como tema “Preservação ambiental, recuperação e reflorestamento de áreas degradadas – Contextualizada ao semiárido“, ministrado pela prof. Dr. Amanda Menezes, do IFCE do campus Acopiara; e a 2ª sobre “Uso de Geotecnologias como suporte para gestão dos recursos hídricos – Tecnologia e Inovação“, ministrada pelo prof. Eduardo Viana da Universidade Federal da Paraíba.
A pesquisadora pontuou conceitos de ecologia e de preservação, explicando como alterações adversas nos processos e componentes ambientais resultam em, por exemplo, perda de habitats e descarte de resíduos, intensificando a degradação ambiental.
Além disso, a professora apresentou dados de monitoramento de usos de substratos alternativos para produção de mudas que tiveram resultados positivos.
Na 2ª palestra, Eduardo conceituou geoprocessamento como o conjunto de técnicas relacionadas ao tratamento da informação espacial, abrangendo a coleta, armazenamento, tratamento e análise e o uso integrado.

Nesta área, são utilizados drones e satélites para geração de imagens de alta resolução e de que auxiliam o trabalho prático por meio de dados. Com isso, é possível analisar melhor características fisiográficas das bacias, classificar hidrologias de solos, traçar divisores de água, etc.