Comunidades de Quixeramobim e Milhã são beneficiadas com liberação do Açude Valentim

Nesta segunda-feira (11), a Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (COGERH), por meio da sua regional da Sub-Bacia do Banabuiú, promoveu uma reunião com apoio técnico na Vila de Berilândia, localizada no município de Quixeramobim. O encontro teve como principal objetivo discutir a situação operacional do Açude Valentim e as ações necessárias para garantir o abastecimento de água na região.

Durante o encontro, a equipe da COGERH apresentou dados operacionais sobre a situação hídrica da região, além de realizar a prestação de contas das ações realizadas ao longo de 2023. Também foi feito um levantamento das condições das captações dos sistemas de abastecimento, com foco na análise das fontes de água utilizadas para garantir o fornecimento à população.

Embora o Açude Valentim não seja monitorado pela COGERH, a Companhia assumiu um papel de facilitadora, oferecendo suporte técnico e informações para subsidiar as decisões locais. A medida visa melhorar a gestão dos recursos hídricos e auxiliar as comunidades na tomada de decisões estratégicas para enfrentar a escassez de água.

Ao final da reunião, foi deliberado pela liberação de água do açude para promover a recarga dos poços no leito do Riacho Valentim, com o objetivo de assegurar o abastecimento de água potável às comunidades e garantir a dessedentação animal durante o período de seca.

A vazão média estimada para a operação será de 120 l/s, com uma onda de 200 l/s durante 25 dias. Também ficou agendada uma nova reunião para o próximo dia 22 de novembro, com o objetivo de acompanhar a operação e avaliar os impactos da liberação da água.

A reunião contou com a presença de diversos representantes de instituições e autoridades locais, incluindo agricultores da região, membros do Comitê do Banabuiú, e representantes dos sistemas de abastecimento de água dos municípios de Quixeramobim e Milhã. Entre os participantes estavam o presidente do Comitê do Banabuiú, Ronilson Rodrigues, Wagner Pinheiro, do SAAE de Milhã, Cristiano da Silva, da EMATERCE e Wilton Magno do Sindicato de Milhã.

Previous post Fórum Cearense de Comitês de Bacias Hidrográficas debate gestão dos recursos hídricos em encontro itinerante na Praia do Preá
Next post Tecnologias sociais de saneamento rural são tema de reunião da Comissão Gestora do Sistema Hídrico Cedro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *