Membros do Colegiado aprovam Planejamento Estratégico para os próximos 5 anos

IMG_20211207_122619

Na manhã desta terça-feira (7), o Comitê da Sub-Bacia Hidrográfica do Rio Banabuiú se reuniu de forma híbrida para a realização da sua 72ª Reunião Ordinária, a reunião aconteceu de forma presencial no Auditório Dom Hélder Câmara, no Centro Universitário Católica de Quixadá e foi transmitida pela Plataforma Microsoft Teams.

Na ocasião foram aprovados em plenária os planos de ações dos Eixos de Capacitação, Comunicação, Gestão dos Recursos Hídricos e Meio Ambiente, como também os seus Objetivos Estratégicos e Resultados Esperados, referentes ao Planejamento Estratégico do Comitê para os próximos 5 anos. Foi deliberado vacância de duas instituições-membro sendo uma do segmento sociedade civil, e uma do segmento usuários de água, seguindo o determina o regimento interno do Colegiado.

A reunião contou com a presença de Rossana Câmara, Analista em Gestão dos Recursos Hídricos da COGERH, Meiry Sakamoto, Gerente de Meteorologia da FUNCEME, técnicos da COGERH e FUNCEME, além de 20 instituições-membro de forma presencial e 21 instituições-membro de forma remota.

Planejamento Estratégico

Os Conceitos Estratégicos se dividem em Missão e Visão, a missão é “ser espaço de participação e diálogo com a sociedade, através de discussões e deliberações para a conservação dos recursos hídricos, com vista a sustentabilidade da bacia hidrográfica”, já a visão é “ser reconhecido como principal espaço de promoção da Gestão Participativa dos Recursos Hídricos e da sustentabilidade da Bacia Hidrográfica nos próximos cinco anos”.

Eixo de Capacitação

O Objetivo Estratégico é disponibilizar aos membros do comitê oferta de capacitação necessária para o pleno exercício de sua atribuição legal e da gestão participativa das águas. O Resultado Esperado é estabelecer um programa de capacitação para os membros do comitê, no intuito de fortalecer as discussões técnicas e intervenções na gestão compartilhada dos recursos hídricos; meta mínima – 40% dos membros capacitados anualmente.

Eixo de Comunicação

O Objetivo Estratégico é proporcionar maior visibilidade do CSBH – Rio Banabuiú junto à sociedade. O Resultado Esperado é conseguir atualizar 04 mídias sociais semanalmente.

Eixo de Gestão dos Recursos Hídricos

O Objetivo Estratégico é fortalecer o processo de tomada de decisão do colegiado, utilizando informações provenientes do diagnóstico e monitoramento dos recursos hídricos da bacia hidrográfica. O Resultado Esperado é obter em torno de 60% o diagnóstico de uso e monitoramento dos açudes da sub-bacia, mediante aporte hídrico anual, como também revisar o Plano de Bacia até 2025.

Eixo de Meio Ambiente

O Objetivo Estratégico é realizar mapeamento das áreas degradadas das matas ciliares dos reservatórios monitorados da Sub-Bacia Hidrográfica do Rio Banabuiú, combatendo o desmatamento e implementando o reflorestamento das áreas. O Resultado Esperado é recuperar e reflorestar 5% das áreas degradadas mapeadas da Sub-Bacia do Rio Banabuiú até 2025.

Prognósticos Climáticos

Condições Atuais dos Oceanos Pacífico e Atlântico:

Design sem nome (1)

O fenômeno climático La Niña deve afetar o volume de chuvas do Ceará até o fim deste ano, de acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). O evento corresponde ao resfriamento das águas do oceano Pacífico próximas a costa da América do Sul, e ao aumento de temperatura das águas próximas a Austrália.

Design sem nome (2) Design sem nome (3)

O órgão cearense defende que, apesar do La Niña já estar vigente, a dinâmica do oceano Atlântico é decisiva para  favorecer a ocorrência de chuvas no Estado. Se a Anomalia de Temperatura do Mar do Oceano Atlântico continuar com a mesma média dipolo até o início do próximo ano, o fenômeno pode contribuir para um maior índice pluviométrico no Ceará.

Isso acontece porque as condições do Atlântico colaboram para o posicionamento da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), um dos principais elementos para o aumento dos índices pluviométricos no Ceará.

Mais detalhes dos prognósticos climáticos: link

Previous post Resolução 008/2021 Planejamento Estratégico
Next post Prognósticos Climáticos: Pré-estação chuvosa e estação chuvosa de 2022

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *