Definida vazão do Sistema Fogareiro-Quixeramobim para o segundo semestre de 2025

Foi realizada nesta quarta-feira (03), em Quixeramobim, a Reunião de Alocação Negociada de Água do Sistema Fogareiro-Quixeramobim. O encontro teve como objetivo definir, de forma participativa, a vazão média do reservatório para o período de 1º de julho de 2025 a 31 de janeiro de 2026.

Participaram da reunião representantes dos municípios de Quixeramobim e Boa Viagem, além de membros do Comitê da Sub-Bacia Hidrográfica do Rio Banabuiú e da Comissão Gestora do sistema.

A coordenadora de Gestão Participativa da regional da Cogerh da região do Banabuiú, Dayana Magalhães, conduziu a pauta e reforçou a importância do processo de alocação negociada como instrumento de tomada de decisão coletiva, com foco na sustentabilidade dos usos da água.

O presidente do Comitê do Banabuiú, Ronilson Rodrigues — que também atua como secretário da Comissão Gestora e do Fórum Cearense de Comitês de Bacias — destacou o compromisso com o diálogo e a cooperação entre os diversos atores envolvidos na gestão hídrica da região.

Já o coordenador do Núcleo de Operações da Cogerh, Luís César, apresentou um panorama técnico que embasou a deliberação, incluindo o balanço da quadra chuvosa, a situação hídrica da Bacia do Banabuiú, a evolução volumétrica do Açude Patu e os cenários de demanda e operação.

O reservatório está com volume de 88,2 milhões de m³, correspondendo a 74,8% da capacidade total.

Após análise e debate, foi aprovada por consenso a seguinte vazão média para o sistema: 520 litros por segundo (l/s), distribuídos da seguinte forma:

  • Saae Vila Fogareiro: 2 l/s
  • Usos difusos: 8 l/s
  • Múltiplos usos (Trecho 1): 120 l/s
  • Custo de transporte: 150 l/s
  • Bacia hidráulica do Açude Quixeramobim: 140 l/s
  • Múltiplos usos (Trecho 2): 100 l/s
Previous post Sistema Hídrico Patu, em Senador Pompeu, tem operação de liberação de água definida até janeiro de 2026
Next post Açude Pedras Brancas, em Quixadá, tem liberação de água definida até janeiro de 2026

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *