Classificado na categoria mais alta, o fenômeno preocupa por normalmente estar associado à seca

O Ceará pode enfrentar, em 2016, o quinto ano seguido de estiagem. Esse é o cenário mais provável. O resultado poderá ser devastador com a perda das reservas hídricas, que estão se exaurindo, nos açudes. Um relatório da Fundação Cearense de Meteorologia  e Recursos Hídricos (Funceme) revela que o fenômeno meteorológico EL Niño está na categoria intensa e a sua ocorrência afeta o clima em várias regiões do mundo. No Brasil, é associado a secas no nordeste e chuvas intensas no Sul. A Funceme classifica a situação atual como “preocupante”.

A probabilidade atual é de 95% do EL Niño permanecer ativo nos meses de fevereiro, março, abril e maio de 2016, período em que ocorre a quadra chuvosa no Estado. É uma taxa muito elevada. “Esse índice do EL Niño estar presente”, esclarece o meteorologista da Funceme, David Ferran. ” A previsão com percentuais sobre a quadra chuvosa somente será divulgada em janeiro de 2016.

Cada vez mais forte

Os dados mostram que, quando ocorre um EL Niño forte, geralmente as chuvas no semiárido nordestino ficam abaixo da média.  Atualmente, as águas superficiais do Oceano Pacífico estão entre 2 e 3 graus centígrados acima da média. Dentre a classificação “fraco, médio e forte”, atualmente a anomalia climática está na categoria mais intensa. “temos uma preocupação enorme porque o EL Ninõ está cada vez mais forte”, frisou Ferran. O meteorologista evita previsões, mas é provável a chance de ocorrer uma nova seca no próximo ano no Ceará. O governo do Estado já foi informado sobre o relatório e a gravidade do cenário que se avizinha.

No fim de maio, a Funceme mostrou preocupação com a formação do EL Niño (caracterizado pelo aquecimento anômalo das águas superficiais do Oceano Pacífico Equatorial), em 2016. Com bases em estudos dos principais centros de previsão climática do mundo, naquela data havia a probabilidade de o EL Niño permanecer em Janeiro e fevereiro do próximo ano era de 80%. agora com o agravante de o fenômeno ter sua presença ampliada até maio.

Na maioria dos anos em que a atuação do EL Niño, o período de maiores precipitações no Ceará é irregular e tende a não atingir a categoria em torno da média climatológica. Ou seja, é seca. O Estado enfrenta o quarto ano seguido de chuvas abaixo da média e as reservas hídricas estão se exaurindo. A média dos 153 açudes monitorados pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (COGERH) é de apenas 15,5%.

fonte: http://diariodonordeste.verdesmares.com.br/cadernos/regional/el-nino-sera-intenso-e-efeito-da-seca-pode-ser-devastador-1.1403130

Previous post Funceme: 2016 será seco
Next post Consumo consciente de água pode nos salvar de um colapso

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *