Fortaleza. Entre 2 e 6 de outubro, Fortaleza vai sediar três eventos técnico-científicos sobre irrigação, gestão de recursos hídricos e tecnologias para uso racional de água na Agricultura: Inovagri Internacional Metting, o III Simpósio Brasileiro de Salinidade (SBS) e o XXVI Congresso Nacional de Irrigação e Drenagem (CONIRD).

A programação é a maior da América Latina relacionada aos recursos hídricos e assume importância de destaque neste ano em decorrência do quadro de seca que castiga o sertão nordestino nos últimos seis anos. O atual ciclo de estiagem é o maior dos últimos cem anos, caracterizado por perdas sucessivas de água nos mananciais. Os maiores pesquisadores, técnicos e estudantes de todo o mundo vão participar, tornando possível a troca de experiências, o contato com as mais recentes práticas e pesquisas nas áreas da irrigação.

Em meio a tantas discussões científicas, o Inovagri terá uma feira aberta com cerca de 25 expositores da área de irrigação. Entre os já confirmados estão a Agrícola Famosa e a Itaueira Agropecuária, duas das maiores empresas exportadoras de frutas do Brasil, que têm atividades no Interior do Ceará e em outras cidades do Nordeste brasileiro.

A programação inclui apresentações de trabalhos acadêmicos, a realização de oito mesas redondas, cinco painéis, duas oficinas e cinco cursos e palestras. Para participar destas atividades, o congressista precisa se inscrever, pagar taxa de participação e enviar os artigos científicos em datas anteriores à realização do evento.

Até agora, estão confirmadas as apresentações de 750 artigos científicos em pôsteres de pesquisadores e estudantes de todo o País. No fim do evento, os melhores vão ser certificados e premiados. Trinta e dois palestrantes internacionais já foram confirmados. Eles vão discutir e apresentar o que há de mais inovador sobre o uso da água na agricultura irrigada mundial.

Durante o evento, vão estar em pauta temas importantes, como a transferência de tecnologia para o agricultor, capacitação tecnológica para irrigação, novas tecnologias aplicadas para o uso eficiente da água e tendências mundiais.

Destaque também para as apresentações das mesas redondas que vão contar com palestrantes de vários países, como Estados Unidos, Espanha, Portugal, Canadá, França e Chile, com tradução simultânea para que os inscritos possam entender as tecnologias e aplicações de métodos eficientes para driblar a escassez de água e otimizar a produção de forma sustentável.

No segundo dia de evento, por exemplo, se apresentam as maiores referências mundiais nos temas de irrigação e drenagem, como Luciano Mateos, da Espanha; Chistopher Neale, dos Estados Unidos; e Octávio Lagos, do Chile. Eles debatem o sensoriamento remoto e novas tecnologias para determinar as necessidades hídricas das culturas irrigadas.

FONTE: http://diariodonordeste.verdesmares.com.br/cadernos/regional/eventos-no-ce-vao-discutir-irrigacao-1.1826030

Previous post Situação Hídrica do Ceará
Next post Projeto Ceará 2050 será lançado dia 2

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *