O Governo Federal vai realizar ações de combate à seca nos 23 municípios cearenses diagnosticados na condição de emergência ou alerta pelo Governo do Estado. O anúncio foi feito ontem pelo ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi, após reunião interministerial no Palácio do Planalto.

 

Segundo o ministro, as políticas a serem desempenhadas nas localidades mapeadas serão constituídas por perfuração de poços, construção de cisternas, sistemas de abastecimento, adutora de engate rápido e carros-pipa.

 

“Recebemos pedidos de governadores sobre a possibilidade de ampliação da Operação Carro-Pipa para municípios da região urbana e devemos apoiar, colocando reservatórios urbanos, caixas d’água, cisternas”, afirmou.

 

O governador Camilo Santana (PT) esteve reunido duas vezes com o ministro, em fevereiro e março, para apresentar o Plano Estadual de Convivência com a Seca em busca de recursos para implementar o plano.

 

Além do Ceará, cidades dos Estados de Alagoas (2), Bahia (5), Paraíba (15), Pernambuco (2) e Rio Grande do Norte (9) também receberão suporte do Governo Federal para combater a falta d’água. No total preliminar, são 56 municípios da região que serão auxiliados com a política emergencial.

 

O ministro da Integração, no entanto, afirmou que o número de municípios poderá passar de 100. Os dados divulgados são fruto de levantamento feito pelos estados e enviado ao Ministério.

 

A pasta deverá, ainda, detalhar essas informações junto às localidades identificadas e confirmar as informações recebidas para um levantamento final, tendo em vista que a situação de cada município poderá mudar de acordo com as condições climáticas.

 

Seca no Ceará

De acordo com a Secretaria dos Recursos Hídricos (SRH), os municípios cearenses mapeados são os mesmos discriminados no Plano Estadual de Convivência com a Seca, apresentado pelo governador Camilo Santana à Assembleia Legislativa em fevereiro deste ano.

 

A assessoria da pasta informou ainda que o número de 23 cidades em situação de colapso não traduz totalmente a atual realidade estadual, já que alguns municípios receberam poços profundos ou melhoraram de condição após as chuvas. O balanço final, segundo a secretaria, só deverá vir a público após o fim da quadra chuvosa.

 

NÚMEROS

 

56

municípios mapeados no Nordeste que receberão ajuda do governo

 

23

cidades cearenses foram diagnosticadas em situação de colapso pelo Governo do Estado

 

795

municípios atendidos pelo Governo Federal em ações de combate à seca

 

3,8mi

quantidade de pessoas atendidas pelo Governo Federal com a política emergencial

 

Saiba mais

 

Segundo o Ministério da Integração, durante a reunião interministerial no Palácio do Planalto ficou acertada a priorização da conclusão de obras hídricas possíveis de serem entregues em 2015 no Nordeste. Neste caso, ainda haverá reuniões para definir as prioridades entre os ministérios da Integração Nacional, Cidades, Planejamento, Saúde (Funasa) e Fazenda.

 

O Governo Federal já atende 795 municípios na área rural do semiárido nordestino e norte de Minas Gerais com 6.779 carros-pipa que beneficiam 3,8 milhões de pessoas.

 

As medidas citadas pelo ministério da Integração constituem parte das ações emergenciais do Plano Estadual de Convivência com a Seca. O Estado deverá trabalhar o Plano a partir da parceria financeira com a União.

 

Nos últimos cinco anos, o nível de chuvas no Ceará ficou abaixo da média histórica por quatro anos, em 2010, 2012, 2013 e 2014.

 

No último dia 23 de março, a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) registrou chuva em 135 municípios cearenses.

FONTE: Jornal O Povo

Previous post Barragem do Açude Cedro é uns dos indicado a Patrimônio Mundial
Next post Nível dos reservatórios é preocupante

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *