Hoje, além de iniciar procedimentos para novas obras, o governador visita o Cinturão das Águas

Iguatu. O governador Camilo Santana estará hoje no Cariri cearense para acompanhar o andamento das obras do Cinturão das Águas do Ceará (CAC), no trecho de 42Km, entre as cidades de Jati e Brejo Santo. Ainda nesta manhã, o governo do Estado, por meio da Comissão Estadual de Defesa Civil, realiza processo de Dispensa Pública de Licitação para contratação de obras hídricas emergenciais, no valor de R$ 45 milhões.

As obras emergenciais têm por objetivo reforçar a garantia hídrica da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). O certame licitatório será realizado às 9h de hoje (3), na Procuradoria Geral do Estado (PGE). As de combate aos efeitos da estiagem serão implementadas com recursos do Ministério da Integração Nacional (MI) e terão suporte técnico da Superintendência de Obras Hidráulicas do Ceará (Sohidra).

Dentre as intervenções, destacam-se serviços de melhoria e ampliação da Estação de Bombeamento do Castanhão, o aproveitamento dos aquíferos das dunas da Taíba/Siupé e do Sistema Cauípe, e a duplicação do Sistema Adutor do Maranguapinho.

O conjunto dessas ações visa evitar o desabastecimento dos municípios da RMF que integram o Sistema Hídrico Metropolitano (Aquiraz, Cascavel, Beberibe, Caucaia, Chorozinho, Eusébio, Horizonte, Itaitinga, Maracanaú, Maranguape, Pacajus, Pacatuba e São Gonçalo do Amarante). Na RMF, dependem desse sistema de abastecimento cerca de 3, 7 milhões de habitantes, como ação de resposta à seca.

O governador Camilo Santana reafirmou, ontem, que o esforço do governo é para que nenhum município fique desabastecido e, por isso, há ações de distribuição de água, por meio de carros-pipa, implantação de Adutoras de Montagem Rápida (AMR) e perfuração de poços profundos.

Transposição

Camilo Santana anunciou, por videoconferência no Facebook, que esteve em contato com o ministro da Integração Nacional, Hélder Barbalho, tratando das obras do Projeto de Transposição das Águas do Rio São Francisco referentes ao Eixo Norte, que trará água para o Ceará, parte da Paraíba e Rio Grande do Norte. “O ministro garantiu que até o próximo dia 8 a questão estaria resolvida, pois a Advocacia Geral da União (AGU) está em conversação com o juiz federal que concedeu liminar suspendo a licitação”, disse. “Essa é uma boa notícia”, declarou.

O governador cearense observou que há oito meses previa pendências judiciais. “Licitação de obras hídricas emergenciais a gente sabe como começa, mas não sabe como termina”, lembrou Camilo Santana. “Tomara que, na próxima semana, o problema esteja solucionado”. Na semana passada, Santana chegou a falar em mobilização de políticos do Estado para solicitar da Justiça uma decisão rápida sobre a questão judicial.

Uma decisão liminar do Tribunal Regional Federal da 1ª Região suspendeu o processo de licitação referente às obras do Eixo Norte da Transposição do Rio São Francisco, último trecho do projeto. A decisão do desembargador Souza Prudente atendeu ao pedido de um dos consórcios que participaram da licitação, ao alegar que a proposta vencedora, feita pelo consórcio Emsa-Citon, era mais cara. O Ministério da Integração Nacional alegou que “uma proposta mais vantajosa financeiramente não significa a proposta mais adequada para uma licitação”. A pasta recorreu da decisão judicial.

Cinturão das Águas

Hoje, o governador visita o primeiro trecho de obras do CAC, entre as cidades de Jati e Brejo Santo. É a partir desse ponto que a água das transposição do Velho Chico chegará ao Ceará, por meio do Riacho dos Porcos, e daí para o Rio Salgado, Rio Jaguaribe e Açude Castanhão. O CAC vai transferir o recurso hídrico inicialmente para Nova Olinda e depois, pelo Rio Cariús, seguirá até o Rio Jaguaribe, em Jucás, chegando ao Açude Orós. A obra irá permitir instalação de adutoras que levarão água para municípios afetados com desabastecimento, como Salitre, Campos Sales, Araripe.

Obras emergenciais

No processo de Dispensa Pública de Licitação estão incluídas obras de restabelecimento da capacidade de Bombeamento da Estação de Bombeamento (EB) – Castanhão, que acumula apenas 5% de sua capacidade. Pois, ao atingir a cota 71m, volume mínimo operacional do reservatório, perderá a capacidade de adução para o Eixão das Águas, ou seja, alcança o volume morto.

No Sistema Hídrico do Cauípe, a meta é ofertar uma vazão de 200 l/s (720 m3/h) para o reforço no Sistema Hídrico Metropolitano, abrangendo sua área oeste, nos municípios de Caucaia e São Gonçalo do Amarante. Para o Aquífero Dunas Taíba – Siupé, haverá o reforço no Sistema Hídrico Metropolitano, abrangendo sua área oeste, nos municípios de Caucaia e São Gonçalo do Amarante, possibilitando a diminuição do déficit das águas locais, compensando parcialmente a redução da transferência hídrica do Sistema Jaguaribe para RMF.

Serão perfurados e instalados 35 poços tubulares rasos, com profundidade média de 20 metros e vazão de média unitária de 15 m3/h, totalizando uma vazão de 525 m3/h, com um regime de operação de até 20 horas por dia. Consta, ainda, a implantação de uma adutora com 21.700m de extensão, diâmetro de 450mm, com destino ao Reservatório Apoiado no Pecém.

Outra ação será a duplicação do Sistema Adutor do Açude Maranguapinho, por meio de uma adutora de água bruta com 4.000m de extensão e diâmetro de 400mm para o Sistema Acarape. Este novo sistema adutor irá reforçar o atendimento dos municípios de Pacatuba e distritos próximos, que são atendidos pela adutora do Acarape, além de sistemas de abastecimento de água do município de Maracanaú que não são atendidos pela Estação de Tratamento de Água (ETA) Gavião.

Investimento

45

Milhões de reais totalizam as obras hídricas emergenciais que terão a licitação dispensada hoje pelo Governo do Estado

fonte:http://diariodonordeste.verdesmares.com.br/cadernos/regional/governo-intensifica-acoes-de-seguranca-hidrica-no-ceara-1.1747019

Previous post Comissão Gestora do Trapiá II discute plano de gestão
Next post Convite 54º Reunião Ordinária do CSBH-Rio Banabuiú

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *