A Comissão Gestora do Sistema Hídrico Fogareiro Quixeramobim realizou, na quinta-feira (17), sua 15ª Reunião Ordinária, para apresentar a finalização do Plano Proativo de Seca do Hidrossistema Fogareiro Quixeramobim. O Plano foi apresentado pelo Pesquisador e Analista da Funceme, Daniel Cid, no auditório da Gerência Regional da Cogerh da sub-bacia do Banabuiú.
O Plano foi discutido e aprovado pela Comissão Gestora e será submetido à aprovação da plenária do Comitê da sub-bacia do Banabuiú.
O documento foi construído pelo Programa Ciência e Inovação em Políticas Públicas – Cientista Chefe de Recursos Hídricos, executado pela Universidade Federal do Ceará (UFC) em parceria com a Cogerh, Funceme, Comitê da Sub-bacia hidrográfica do Rio Banabuiú e com a Comissão Gestora, com base no planejamento estadual de seca pioneiro do Brasil.
Institucionalmente, o Plano é abrigado na Fundação de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico – FUNCAP, por meio do Projeto Desenvolvimento de Ferramentas Tecnológicas de Gestão para o Planejamento dos Recursos Hídricos do estado do Ceará: Segurança Hídrica e Planejamento de Secas.
Na ocasião, houve também uma apresentação do Analista em Gestão de Recursos Hídricos e Coordenador do Núcleo de Operação da COGERH, Pedro Hugo, que explanou o acompanhamento e os dados parciais da operação 2023.2 do Sistema Fogareiro Quixeramobim.