Juazeiro do Norte/Quixadá. Mais uma cidade iniciou o racionamento do fornecimento de água. As baixas reservas hídricas obrigaram, ontem, Quixeramobim a também restringir o fornecimento. Os planos de racionamento já foram efetivados nos municípios de Canindé, Crateús e Caririaçu.

Na edição de ontem, o Diário do Nordeste divulgou o problema do racionamento que chega ao interior, atingindo, especialmente, o abastecimento humano. Em Quixeramobim, o serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), anunciou ontem o inicio do racionamento de água na cidade, em razão dos baixos índices dos Açudes do Fogareiro e da Barragem, reservatórios de onde é captada a água para abastecimento à população.

Segundo o presidente do SAAE, José Ronilson de Paula, por enquanto há necessidade de racionamento apenas na área urbana do município. Mesmo assim, a manobra de corte no abastecimento, pelo período de 12 horas, foi dividida para quatro setores da cidade.

A cada três dias, um deles vai ficar sem abastecimento das 9 horas às 21 horas. A medida deverá assegurar o fornecimento de água nas torneiras pelo menos até o fim do ano, enquanto a adutora ligando o açude Pedras Brancas, em Quixadá, ao Fogareiro, não é concluída.

A situação de escassez também deverá afetar outros municípios da região Centro do estado. Na avaliação da gerente regional da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), Telma de Oliveira, a próxima cidade da bacia hidrográfica do Banabuiú a enfrentar racionamento será Madalena. O Açude Umarí está apenas com 1,2% de sua capacidade. Como foi construído recentemente, em 2011, e não houve inverno regular nos anos seguintes, o reservatório não acumulou água. Na próxima quarta-feira (13), o Comitê da Sub-bacia do Banabuiú vai se reunir para discutir o racionamento na terceira cidade da região. Conforme a gestora, também há dificuldade de abastecimento em Boa Viagem.

Carros-pipa

No Cariri , o município de Caririaçu é o que mais vem sofrendo com a falta de água para o abastecimento. Desde o início deste ano a população que reside na cidade é abastecida através de carros-pipa, contratados pela Defesa Civil do Estado e pela Prefeitura local. A água utilizada pelos pipeiros é captada do açude Manoel Balbino, popularmente conhecido por açude dos Carneiros, onde se espera ser construída uma adutora pelo governo do Estado para solucionar, em definitivo, o problema de abastecimento na cidade.

Paralela a esta situação, Missão Velha, Mauriti, Porteiras e Brejo Santo contabilizam enorme prejuízo devido à paralisação da Operação Pipa, desenvolvida pela Defesa Civil e pelo Exército Brasileiro. Em Missão Velha, cerca de 9 mil pessoas estão prejudicadas. O município possui oito rotas para realização de distribuição de água através de carros-pipa. A situação mais preocupante vem sendo enfrentada por populares que residem próximos a Serra do Araripe e em toda a extensão do distrito de Jamacaru. Para minimizar o problema, a atual administração implantou quatro caixas de água que servem de reservatório da água que é distribuída na comunidade através dos carros- pipa pagos pelo município.

Em Mauriti, o problema atinge há 800 famílias residentes nas regiões de Palestina, Nova Santa Cruz, São Miguel, Espírito Santo e Anauá. Um único caminhão-pipa custeado pelo município vem tentando realizar o atendimento às as comunidade através das três rotas criadas para o abastecimento emergencial. Em Brejo Santo o número de pessoas abastecidas por carro-pipa é de 4.500. O município, que também foi prejudicado pela decisão da Sedec em suspender o programa de distribuição hídrica, espera que haja o retorno da ação que vinha sendo desenvolvida pelo Exército para minimizar a problemática ocasionada pela falta de água.

O Coronel Ricardo Rodrigues, chefe da Assessoria de Comunicação da Coordenadoria de Defesa Civil do Estado, informou que novas contratações de pipeiros estão sendo realizadas. “Estamos buscando ampliar a oferta da Operação Pipa, através da contratação de novos motoristas ou, então, pela recontratação de pessoas que já estavam inseridas no programa.

Mais Informações

Secretaria dos Recursos Hídricos
Centro Administrativo
Av. General Afonso Albuquerque
Lima, S/Nº – Cambeba
Telefone: (85)3101.3995

Roberto Crispim/Alex Pimentel
Colaboradores

Previous post Bacias do Ceará têm pior volume dos últimos dez anos
Next post Açudes no Ceará atingem o nível mais baixo do ano

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *