A Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos – Cogerh, através da Gerência Regional de Quixeramobim, realizou hoje (17 de julho), no Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Pedra Branca, localizado no município de Pedra Branca, reunião de alocação negociada de água do açude TrapiáII, como também a posse da Comissão Gestora do citado reservatório.

A referida reunião aconteceu a partir da mobilização social, com visitas as instituições públicas, organizações da sociedade civil e usuários de água existentes nos municípios de Pedra Branca, inseridos no contexto hídrico dos açude Trapiá II, com o objetivo de sensibilizar e garantir a participação efetiva da sociedade num processo de gestão integrada, compartilhada e descentralizada.

O objetivo da reunião foi empossar a Comissão Gestora do açude Trapiá II composta por 12 instituição/membros e apresentar os procedimentos utilizados para o monitoramento do açude, bem como apresentar a situação hídrica atual do reservatório. Na ocasião foi explanado dados sobre a evolução histórica volumétrica e os cenários de esvaziamento do reservatório, destacando o uso do Serviço Autônomo de Água e Esgoto – SAAE, usos de montante e demanda difusa. O açude Trapiá II tem capacidade de 18.190.000 milhões de m³ de água e atualmente está com 55,20% da sua capacidade total e após várias discussões foi aprovada a vazão de 160l/s para alocação do reservatório, para o segundo semestre do ano de 2012.

A reunião contou com a participação de 63 pessoas, ressaltando a presença da Gerente Regional da COGERH-Quixeramobim Dra. Telma Pontes, a Coordenadora de Núcleo de Gestão Dayana Magalhães o Coordenador do Núcleo Técnico Luis César, a secretária administrativa Regina Parente, como também Presidente do Comitê do Banabuiú Geneziano de Sousa e da Presidente da Câmara Municipal de Pedra Branca Elis Regina.

Previous post Reunião de Alocação do Sistema Hídrico Trapiá II
Next post Reunião de Alocação do Sistema Fogareiro-Quixeramobim

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *