Novos 48 membros e dirigentes foram empossados para o biênio de 2015-2017

 

 

Os novos dirigentes do Comitê da Sub-Bacia Hidrográfica do Rio Banabuiú (CSBH-Rio Banabuiú) tomaram posse no dia 29 de abril, no município de Quixeramobim. O biênio de 2015-2017 será dirigido pelo presidente Hilmar Sérgio Pinto da Cunha, vice-presidente, Francisco Edson de Melo, secretário geral, José Cláudio da Silva esecretário adjunto,Vicente Honorato da Silva. Foram empossados 48 novos membros compostos pelo poder público municipal, estadual, federal, usuários de água, sociedade civil.

 

No evento, compondo a mesa estiveram: representando o secretário dos Recursos Hídricos Fracisco Teixeira, Eliane Sampaio, representando o presidente da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) João Lúcio Farias, Antônio Treze de Melo Lima, representando o diretor de planejamento Ubirajara Patrício, Clara Sales, gerente Regional de Quixeramobim, Luis Cesar Pimentel, gerente Regional da Unidade de Campo de Baixo Jaguaribe, do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs), Audísio Girão Barreto, e o ex presidente do CSBH-Rio Banabuiú, Geneziano Sousa Martins.

 

O atual presidente da Cogerh, João Lúcio Farias, foi homenageado pela grande contribuição no processo de gestão participativa dos Recursos Hídricos da Sub-Bacia Hidrográfica do Rio Banabuiú. Antônio Treze de Melo Lima parabenizou ao Comitê por mais uma etapa e espera que essa parceria continue tendo condições de dar contribuições ainda melhores. “Diante da situação de estiagem que enfrentamos devemos saber conviver utilizando os recursos hídricos de forma mais responsáve.

 

O gerente regional da Cogerh/Quixeramobim, Luis Cesar, disse que no início de 2015 foi realizado o processo do diagnóstico institucional, por meio de Encontros Regionais para apresentação do modelo de gestão dos recursos hídricos do Ceará e informando a importância do Comitê. Além de Seminários de Renovação.

 

No ato da posse, Hilmar Sérgio agradeceu a todos os membros do Comitê e órgãos presentes e enfatizou a importância de todos estarem trabalhando juntos em um momento de criticidade hídrica por qual passa o Estado, Nordeste e boa parte do Brasil. Geneziano relatou que nos cinco anos foram formadas seis Comissões Gestoras para facilitar as informações dos reservatórios da Bacia de Banabuiú cuja Cogerh monitora 19 açudes, entre estaduais e federais. Entre outras atividades como: Reunião de Renovação de Comissão Gestora do Comitê, Visitas Técnicas, Capacitações, Projeto de Desenvolvimento Hidroambiental, Blitz Educacional, Comemoração dos 10 anos da CSBH Rio Banabuiuú, Eleição Diretoria 2012-2014, Formações e Capacitações, e Seminários de Renovação. Por sua vez, o secretário do CSBH-Rio Banabuiú, José Cláudio, enfatizou que houve muitos avanços importantes, como a socialização dos problemas com os membros dos Comitês, principalmente na educação quanto à poluição dos recursos hídricos. Tanto o trabalho educativo quanto executivo deve continuar.

Previous post Posse dos Membros do Comitê e Eleição de sua Diretoria
Next post Congresso de Renovação do CSBH – Rio Banabuiú

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *