A Cogerh e o Comitê da Sub-Bacia Hidrográfica do Rio Banabuiú realizaram, nesta quarta-feira (27), o IV e último Encontro Regional visando a renovação do colegiado para o quadriênio 2024 -2028. O evento ocorreu no Liceu de Quixeramobim.
O momento reuniu 57 entidades que desejam fazer parte do Comitê e gerenciar os recursos hídricos da bacia do Banabuiú. Instituições do municípios de Jaguaretama, Banabuiú e Quixadá estiveram presentes, distribuídos nos segmentos de Sociedade Civil, Usuários, Poder Público Municipal, Poder Público Estadual e Federal.


O evento foi conduzido pela Coordenadora do núcleo de gestão participativa da regional da Cogerh, Dayana Magalhães.
Na ocasião, os presentes puderam compreender o processo de gestão compartilhada das águas, em um trabalho de co-gestão, entre estado e sociedade. Dayanna Magalhões frisou as atribuições do comitê da sub-bacia hidrográfica do Rio Banabuiú e o papel da Cogerh.
“Também foi explanado o funcionamento do Comitê, bem como as diretrizes para eleição de seus membros”, explicou Dayanna sobre a metodologia do encontro regional.
Em um aspecto mais operacional, Pedro Hugo, coordenador do núcleo de operações da sub-bacia do Banabuiú, abordou sobre a caracterização da bacia hidrográfica.
O processo de renovação do colegiado do CSBH-Rio Banabuiú culminará no seu VII Congresso de renovação marcado para o dia 24 de abril de 2024 no município de Quixadá.
As vagas serão preenchidas dentro da composição regimental de 50 instituições-membro.