No dia 11/08/20, às 13:30, foi realizada a 67° Reunião Ordinária do Comitê da Sub-Bacia Hidrográfica do Rio Banabuiú (CSBH-RB), de forma virtual, através da Plataforma de Vídeo Cisco WebexMeetings.

Foi explanado pelo Diretor de Operações da Cogerh, Dr. Bruno Rebouças a operação do Projeto de Integração do Rio São Francisco – PISF, com a chegada da água no estado do Ceará; Na Reunião foi exposto pela Sra. Marcela Facó a situação do saneamento na Sub-Bacia hidrográfica do Rio Banabuiú; Na oportunidade foi apresentado pela Dra. Rosana Garjuli, o Pacto pelo saneamento básico, projeto do Conselho de Altos Estudos e Assuntos Estratégicos da Assembleia Legislativa do Ceará, com a participação dos diversos segmentos da sociedade.

 

Em conformidade com a Resolução 004/2020 (durante o período de pandemia do coronavírus Covid-19), o CSBH-RB definirá sobre a Alocação negociada de água na sub-bacia hidrográfica do Rio Banabuiú para o segundo semestre de 2020. Na 67° Reunião Ordinária, foi discutido a Alocação do Sistema Hídrico Pedras Brancas, com destaque a demanda de abastecimento humano no Rio Sitiá (das localidades de Galiza, Sítio Barreira e Sítio Volta, com 52 famílias, gerenciado pelo SAAE de Banabuiú), ficando deliberada a vazão média de 320 l/s para a Alocação do Sistema Hídrico Pedras Brancas, com a seguinte distribuição: 140 l/s (CAGECE-Quixadá), 30 l/s (AMR-Quixeramobim), 30 l/s Outros usos e 120 l/s perenização do Rio Sitiá. Vale destacar, que a operação se dará em conformidade a necessidade do atendimento da demanda das referidas localidades.

 

No ensejo foi repassado informações das metas do Progestão (da Agência Nacional de Águas) pela Dra. Ana Claudia da SRH. O Comitê do Banabuiú aprovou o relatório das atividades realizadas no ano de 2019, meta que será apresentada ao ProComitê (programa de Fortalecimento dos Comitês de Bacias Hidrográficas da Agência Nacional de Águas) .

 

A Reunião contou com a participação de 38 instituições/membro, obtendo 76% de participação do colegiado, a Diretoria estava representada pelo Presidente do Comitê Chico Almir, do vice-presidente Francisco Pinheiro (Kim), Secretaria Rosa Buriti e o Secretário Adjunto Leonel Lemos, a Gerência Regional de Quixeramobim estava representada pelo Gerente Regional Paulo Ferreira, pelos Coordenadores Dayana Magalhães e Luis César Pimentel, pelos Analistas Isabel Giovanna e Pedro Hugo, pelos Técnicos Caio José, Michelly Setubal e o Assistente Administrativo Hugo Costa.

Previous post 67ª Reunião Ordinária
Next post 67ºReunião Ordinária

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *