Localizado no município de Quixadá, a 167km de Fortaleza, o açude está localizado no distrito de Tapuiará que fica a 20km da sede. Sua construção deu início no ano de 1969 e veio a ser concluída no ano de 1978.

Curiosamente, a construção do açude veio a causar uma inundação na vila do Distrito de Tapuiará, e por este motivo, a vila acabou sendo construída em outro local, ainda no ano de 1978.

No ano de 2018, o açude pôde abastecer o município de Quixeramobim, através de uma adutora com mais de 60 km de extensão. Sendo a maior Adutora de Montagem Rápida (AMR) construída no governo estadual de Camilo Santana.

O Açude Pedras Brancas em sua capacidade total, acumula 456.000.000 m³, em dados registrados pela FUNCEME a partir do ano de 2004, em nenhuma ocasião o açude esteve seco totalmente, todavia esteve muito perto no ano de 2018, no mês de abril registrou um volume de 19.79 hm³, equivalente a 4,34% da sua capacidade total. Nos mesmos dados disponibilizados pela FUNCEME, não foi registrada nenhuma sangria, porém em julho de 2009, foi registrado um total de 416.75 hm³, equivalente a 91,39% de sua capacidade.

O açude é administrado pelo Governo Federal, por meio do Departamento Nacional de Obras Contra Secas – DNOCS, sendo gerenciado desde o ano de 1993 pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos – COGERH, que por sua vez, realiza monitoramento quantitativo e qualitativo, inspeções de segurança regular, e desenvolve o processo de Alocação Negociada de Água, conjuntamente com o CSBH – RB, Comissão Gestora do reservatório e a sociedade em geral, dos municípios de Quixadá, Banabuiú e Quixeramobim, que são atendidas a demandas de abastecimento humano. A qualidade da água (Grau de Trofia), conforme boletim da COGERH, é classificada em Eutrófica, dados referentes a agosto de 2020.

FONTE: FUNCEME.

SRH – Secretaria dos Recursos Hídricos do Ceará.

Previous post Açude Fogareiro
Next post Açude Serafim Dias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *