Localizado em Jacaúna, localidade de Boa Viagem, que fica a 217 km de Fortaleza, o Açude teve sua conclusão realizada no final de 1988, ainda na gestão do prefeito José Vieira Filho, o “Mazinho”.

Detalhes que se assemelham as construções dos outros açudes do sertão central, é que a sua construção também foi “proclamada” com uma salvação, visto que os habitantes da cidades tinham como ideia que as águas do Vieirão nunca iriam acabar, mas com o rápido crescimento do número de sua população e os seguidos anos de estiagem , a cidade acabou passando por racionamentos.

Desde sua construção, o açude veio a sangrar em apenas 4 oportunidades, nos anos de 1994, 2004, 2009 e 2011. Em contrapartida o açude secou completamente apenas em 2015.

Com a capacidade total de 20.700.000 m³ de água, atualmente, o açude armazena 2,69 hm³, equivalente a 13% do volume de água do açude.

O açude é administrado e monitorado desde o ano de 2003 pelo Governo do Estado do Ceará, por meio da Companhia de Gestão dos Recurso Hídricos – COGERH, que por sua vez, realiza monitoramento quantitativo e qualitativo, inspeções de segurança regular, intervenções de manutenção periódica na infraestrutura. A qualidade da água (Grau de Trofia), conforme boletim da COGERH, é classificada em Hipereutrófica, dados referentes a agosto de 2020.

FONTE: NASCIMENTO, Cícero Pinto do. Memórias de Minha Terra. Fortaleza: Encaixe, 2002.

SRH – Secretaria dos Recursos Hídricos do Ceará.

FUNCEME.

Previous post Açude Umari
Next post Açude Fogareiro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *