Localizado no Distrito de Macaoca, em Madalena, que fica a 162 km de Fortaleza, o Açude Umari distribui água para as cidades de Madalena e Itatira, através da Adutora Madalena. A construção do reservatório foi iniciada no ano de 2010 e foi concluída no ano seguinte, 2011.

O Açude Umari, era um sonho antigo da população do município de Madalena, já que por muitos anos a cidade sofreu com a falta de abastecimento. As obras foram realizadas pelo governo estadual, ainda no governo de Cid Gomes.

Após quase 10 anos da conclusão de sua construção, o Açude Umari nunca alcançou a sua capacidade total, e esteve totalmente seco entre os anos de 2015 e 2017, ocasiões relacionadas ao longo tempo de estiagem em que o Sertão Cearense se encontra.

A FUNCEME disponibiliza em seu site os números referentes ao percentual e características dos açudes, de acordo com os dados de nível diário dos açudes, o Açude Umari, atualmente, em janeiro de 2021, está com o acumulo de 4.560.000 m³, equivalente a 15,22% de sua capacidade total.

O açude é administrado e monitorado desde o ano de 2011 pelo Governo do Estado do Ceará, por meio da Companhia de Gestão dos Recurso Hídricos – COGERH, que por sua vez, realiza monitoramento quantitativo e qualitativo, inspeções de segurança regular, intervenções de manutenção periódica na infraestrutura, além do desenvolvimento no processo de gestão participativa, através de Reunião de Alocação de Água, conjuntamente com o CSBH – RB, Comissão Gestora do reservatório e sociedade em geral dos municípios de Madalena, Itatira e Boa Viagem. A qualidade da água (Grau trofia), conforme boletim da COGERH, é classificada em Hipereutrófica, dados referentes a setembro de 2020.

Fonte: FUNCEME.

SRH – Secretaria dos Recursos Hídricos do Ceará.

Previous post Açude do Patu
Next post Açude Vieirão

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *