A Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) analisa as causas da morte de milhares de peixes no açude Castanhão, no Médio Jaguaribe. O fenômeno já havia sido registrado em junho do ano passado. “Já sabemos que esses eventos ocorrem sempre no fim de maio e início de junho. Pelos levantamentos que fizemos, neste período que encerra o inverno, há mudanças nos reservatórios”, disse João Lúcio Farias, diretor-presidente da Cogerh.

Conforme O POVO mostrou ontem, pescadores apontam perda de quase 100% da criação de tilápias, uma das principais atividades
econômicas da região.

Farias aponta três fatores que contribuem para as mortes. Um é a baixa qualidade da água, que não se renova em função das poucas chuvas. Outro fator é a falta de oxigênio na água. Muitos nutrientes se concentram no fundo do açude, devido ao depósito de matéria orgânica. Mas, isso acaba reduzindo o nível de oxigênio na água. “Isso é ruim pra atividade da piscicultura. E quanto mais profundo, menor o nível de oxigênio na água”. O terceiro fator é inversão térmica que, conforme Farias, ocorre nesta época do ano. As águas superficiais, com nível maior de oxigênio, misturam-se às mais profundas, com menos oxigênio e mais nutrientes. “São eventos rápidos, causados pelo esfriamento da água da superfície no período da noite”.

O presidente da Cogerh nega relação das mortes com a manobra de válvulas para liberação de água para o Vale do Jaguaribe e o Eixão, apontada pelos pescadores como motivo para que as impurezas do fundo do açude subissem e reduzissem o nível de oxigênio na água. Farias aponta que, em menor escala, também houve morte de peixes no Orós, onde não houve qualquer operação de válvula.

Foi montada operação com a Prefeitura de Alto Santo e os pescadores para a retirada dos peixes mortos. (colaborou Thiago Paiva)

Previous post Queda no volume mata peixes do Castanhão
Next post Cogerh empossa membros da Comissão Gestora do Sistema Hídrico Pedras Brancas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *