Nesta terça-feira (31), houve a 24ª Reunião Extraordinária do Comitê da Sub-Bacia Hidrográfica do Rio Banabuiú, de forma híbrida, Liceu de Quixeramobim e virtualmente.

Após o pedido da população, houve a discussão da alocação negociada de água do Sistema Fogareiro – Quixeramobim, para a liberação de água do Sistema para a perenização do Trecho 2 do Rio Quixeramobim (entre os açudes Quixeramobim e Banabuiú), com distância aproximada de 32 Km do ponto de referência.
Na oportunidade, a FUNCEME, representada pelo presidente Eduardo Sávio, apresentou as expectativas para 2024, com possibilidades de El Nino, que influencia negativamente a quadra chuvosa no Nordeste..
Pedro Hugo, Coordenador do Núcleo de Operação da regional da Cogerh da sub-bacia do Banabuiú, expôs os parâmetros operacionais do sistema e, com base nos dados, o Comitê aprovou por consenso a liberação de água do açude Fogareiro de uma vazão de 1.000 l/s durante um período de 45 dias, sendo 500 l/s para o Açude Quixeramobim, para atender a demanda do trecho II..
Atualmente, o Fogareiro está com 104,8 milhões de m³, equivalente a 88,8% de sua capacidade máxima. Já o Quixeramobim possui volume de 5 milhões de m³ (63,7%).