Captura de Tela (37)

Na tarde de ontem, 09, os membros do Comitê do Banabuiú reuniram-se de forma remota na Plataforma Microsoft Teams para a realização da sua 70ª Reunião Ordinária. As principais pautas discutidas na reunião foram a aprovação em plenária dos indicados as Comendas “Antonio Zaranza” e “Amigos das águas”, como também a definição dos parâmetros de Alocação Negociada de Água dos Açudes Poço do Barro e São José II.

O Presidente do Comitê, Chico Almir Severo, relembrou a indicação da Comenda Zaranza do ano de 2020, que foi estabelecida a entrega da comenda para o Engenheiro Agrônomo, José Maria Pimenta, ainda não entregue devido a pandemia da Covid-19. Para o ano de 2021, foi definido em plenária que Dayana Magalhães, Coordenadora do Núcleo de Gestão da Gerência Regional de Quixeramobim será a agraciada.

Já para a Comenda Amigos das águas, serão agraciados Luiz Amsterdã, Orientador da célula de outorga da Secretaria de Recursos Hídricos (SRH), José Edmundo Araújo Oliveira, Secretário de Agricultura de Morada Nova, e Raimundo Pereira do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de Boa Viagem.

 

Comenda Zaranza

A Comenda Zaranza também é uma homenagem ao ex-servidor da COGERH, Antônio Zaranza, que por muitos anos dedicou-se ao setor de Meteorologia e Recursos Hídricos do Estado do Ceará. Zaranza iniciou a carreira pública em 1974 na Fundação Cearense de Meteorologia e posteriormente integrou os quadros da COGERH.

 

Alocação Negociada de Água

Após a apresentação do Coordenador do Núcleo Técnico de Operações da Gerência Regional de Quixeramobim, Luís César Pimentel, os membros do Comitê aprovaram em plenária através da resolução de nº 07/2021 as vazões médias de operação dos Açudes Poço do Barro e São José II, para o Açude Pedras Brancas, a demanda atendida será a de Abastecimento Humano para o município de Quixadá.

Atualmente o Açude Poço do Barro tem armazenado 9,88 hm² de água, equivalente a 19% da sua capacidade total, com a vazão média de 60 (l/s) até 31 de janeiro de 2022, ao fim da operação o Reservatório terá armazenado 4,87 hm², equivalente a 9,40% da sua capacidade total, vale ressaltar que para o estudo do cenário foi considerado aporte nulo.

Já para o Açude São José II, foi definida uma vazão média de 100 (l/s), atualmente o Reservatório tem armazenado 18,15 hm², equivalente a 86,40%, ao fim da operação no dia 31 de janeiro de 2022, o açude terá armazenado 9,79 hm², equivalente a 46,50% de sua capacidade total, também foi considerado aporte nulo no cenário aprovado.

Ainda na reunião, foi aprovado em plenária através da resolução de nº 07/2021, que os mandatos das Comissões Gestoras dos açudes Pedra Brancas, Cedro, Trapiá II e Umari, serão prorrogados por mais um ano.

A reunião também contou com a participação de Ubirajara Patrício, Analista da COGERH, que apresentou sobre o processo de construção dos Planos de Bacia, a construção do Plano de Bacia do Comitê do Banabuiú iniciará no fim do primeiro semestre de 2022, rente a construção dos Planos de Bacia da RMF e demais Sub-Bacias pertencentes ao Vale do Jaguaribe.

Previous post 70º Reunião Ordinária do CSBH-RB
Next post COGERH se reune com membros da Comissão Gestora do Sistema Hídrico Fogareiro-Quixeramobim.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *