A Política Nacional de Segurança de Barragens foi assunto principal da 56ª Reunião Ordinária do Comitê da Sub-Bacia Hidrográfica do Rio Banabuiú, ocorrida no dia 30 de novembro, na cidade de Quixeramobim. Dentro dos principais levantamentos sobre o plano, o foco foi para a obrigatoriedade no cadastramento de todas as barragens, como prevê a lei 12.334/10 da Polítca Nacional de Barragens.As barragens estaduais e federais já são castradas, agora a obrigatoriedade é o cadastro de reservatórios municipais e particulares. Qualquer açude dessa natureza deve ser cadastrado, inclusive espelhos d’água.

Integrantes da Secretaria de Recursos Hídricos do Estado (SRH), as engenheiras civis Fernanda Furtado e Mariana Fontenelle, da célula de Segurança de Barragens, esclareceram dúvidas sobre o preenchimento correto dos formulários para cadastramento. “Como existem muitos termos técnicos e de maior complexidade, as orientações foram nesse sentido”, explica Dayana Magalhães, coordenadora do Núcleo de Gestão da Cogerh/Quixeramobim.

Uma capacitação com os técnicos dos municípios que integram a Sub-Bacia Hidrográfica do Rio Banabuiú será feita para que eles sejam orientadores no processo de cadastro. A SRH fará o processo de capacitação, conforme deliberação do Comitê do Banabuiú.

A reunião foi coordenada pela Diretoria do Comitê da Sub-Bacia Hidrográfica do Rio Banabuiú. A Gerência Regional da Cogerh/Quixeramobim esteve representada pelo gerente, Paulo Ferreira, pela coordenadora, Dayana Magalhaes, pelo analista, Pedro Pereira, pelos técnicos, Ronilson Rodrigues e Michelly Setubal, e o assistente administrativo Hugo Costa.

Prognósticos Climáticos

A meteorologista da Funceme, Meire Sakamoto, esteve na reunião e ressaltou que o crescimento da Zona de Convergência Intertropical na extensão do Ceará ainda não é favorável. Meire enfatizou ainda que o fenômeno da La Niña terá atuação dos meses de dezembro, janeiro e fevereiro.
Projeto da Linha de Transmissão 500kv – Açu III

A reunião também foi marcada por uma palestra da empresa Esperanza Ricardo Garigo, que executará o Projeto da Linha de Transmissão 500kv – Açu III e Subestações (Ses) Associadas. O projeto prevê a instalação de subestações de energia em municipios da bacia do Banabuiú, que atravessarão os municipios de Quixadá, Ibicuitinga e Morada Nova. A empresa garantiu a reposição florestal nas localidades.
Comenda Amigo das Águas 2017

Na oportunidade,  foi realizada a 2° Edição da Comenda Amigo das Águas. Os homenageados foram o ex-presidente do Comitê do Banabuiú, Sérgio Girão, as ex-integrantes do colegiado, Maria José Damasceno e Maria José e Silva.

Previous post 56º Reunião Ordinária
Next post Situação hídrica do Ceará

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *