Açudes na região do Banabuiú também passam por reparos

20200116_102148-768x373

As obras de manutenção preventiva da barragem Tijuquinha foram concluídas nesta quinta-feira (16). A intervenção faz parte de um pacote de obras de reparos nas várias bacias hidrográficas do Estado. Outros cinco reservatórios estão recebendo manutenção. Com grande parte das obras em fase de conclusão, as ações se concentram principalmente na recuperação de erosões que ocorrem devido à ação do tempo.

Além do Tijuquinha, mais dois reservatórios já concluíram os serviços de manutenção: O Barra Velha, em Crateús, e o Monte Belo, no Alto Jaguaribe. Na região dos Sertões de Crateús, as obras de manutenção no reservatório Cupim seguem em fase de conclusão. Os reservatórios Cipoada, na Bacia do Banabuiú, e o Broco, na região do Alto Jaguaribe, também passam por reparos.

Também estão previstas para iniciar em breve recuperações no açude Pacajus, na Região Metropolitana de Fortaleza, e no Colina, na bacia dos Sertões de Crateús. As ações se concentram principalmente na recuperação de erosões que ocorrem devido a própria ação do tempo. No caso do Tijuquinha, a manutenção foi mais específica, com foco no “processo de impermeabilização para evitar a passagem de água de montante para jusante”, conforme explica a gerente de segurança e infraestrutura da Cogerh, Mikaelle Duarte.

A manutenção anual dos reservatórios é um processo rotineiro dentro da Companhia, conforme explica o diretor de operações, Bruno Rebouças. “São feitas inspeções regulares para detectar possíveis anomalias e aplicar as medidas preventivas. Alguns reparos necessitam de um serviço de engenharia mais especializado. Para isso, já temos nossa política de licitação engatilhada que visa a execução de obras de reparo”, explica. Este ano, o montante aplicado nas obras de manutenção foi da ordem de R$ 3,5 milhões.

A inspeção anual nos reservatórios é feita através de observação in loco e sempre após a quadra chuvosa. A Cogerh aplica duas vezes por ano o chamado “Check List”, ferramenta que elenca as prioridades de intervenção.

Previous post Nova adutora beneficiará mais de 18 mil habitantes em Madalena e região
Next post Cogerh e pesquisadores britânicos testam experimento que melhora qualidade da água

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *