O acompanhamento da operação dos açudes Banabuiú, Castanhão e Orós para o segundo semestre de 2017 foi pauta da II Reunião da Comissão de Acompanhamento dos Vales do Jaguaribe e Banabuiú, ocorrida em Limoeiro do Norte no último dia 19 de setembro.

Na ocasião, a Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos do Ceará (Cogerh), a Secretaria dos Recursos Hídricos (SRH), o Departamento Nacional de Obras Contras as Secas (Dnocs) e os  Comitês de Bacias Hidrográficas dos Vales do Jaguaribe e Banabuiú discutiram os parâmetros operacionais dos açudes em questão.

Segundo dados apresentados pela equipe técnica da Cogerh, a vazão média operada nos reservatórios encontra-se dentro dos parâmetros aprovados pelos comitês de bacias hidrográficas.

As ações de fiscalização nos trechos do rio Jaguaribe também foram pontos discutidos no encontro. A plenária destacou a necessidade de intensificação das ações de fiscalização nos trechos do rio Jaguaribe que apresentaram maior consumo e reivindicaram aumento das restrições para áreas irrigadas de poços aluvionais, como forma de assegurar a chegada da água até a barragem de Sucurujuba, local de captação para o município de  Russas e do Distrito de Lagoinha, município de Quixeré.

A Cogerh ficará  encarregada de elaborar um estudo, com auxílio de drones, para mapear a área irrigada e a interferências dos poços no fluxo de água do rio.

A Reunião contou com a participação de membros dos Comitês de Bacias Hidrográficas dos Vales do Jaguaribe e Banabuiú, Usuários, Sociedade Civil Organizada e Poderes Públicos Municipal, Estadual e Federal. Além das equipes técnicas das gerências regionais da Cogerh  de Limoeiro do Norte, Iguatu, Crato, Quixeramobim e Fortaleza.

Gestão Participativa

O modelo de Gestão Participativa da Companhia junto aos Comitês de Bacia foram destacados pela diretora de Operações da Cogerh, Débora Rios. A gestora ressaltou os esforços da Cogerh e do Governo do Estado para minimizar os impactos da seca que assola o Ceará desde 2012.  Nesse sentido, várias ações já foram executadas, como a perfuração de mais de 3 mil poços, construção de diversas Adutoras de Montagem Rápida (AMR’s), dentre outras ações para assegurar o abastecimento humano da população do Estado.

Previous post Volume de água do Castanhão deve chegar a 3% em 2018
Next post Duplicação de adutora reforça abastecimento de água em Fortaleza

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *