Secretaria dos Recursos Hídricos (SRH), através da Superintendência de Obras Hidráulicas (Sohidra), atingiu a marca de 83 poços profundos perfurados no mês de outubro. O número registrado está dentro da média registrada nos últimos 4 meses, período em que a SRH tem perfurado cerca de 85 poços por mês.

Com a perfuração dos novos poços, 34 municípios poderão contar com segurança hídrica até, pelo menos, a próxima quadra invernosa: Maranguape, Pentecoste, Itapajé, Sobral, Forquilha, Alcântaras, Tejuçuoca, Pacatuba, Baturité, Mulungu, Capistrano, Ocara, Guaramiranga, Pedra Branca, Minerolândia, Boa Viagem, Madalena, Itatira, Quixadá, Quixeramobim, Amontada, Quiterianópolis, Reriutaba, Poranga, Ipú, Arneiroz, Catarina, Potengi, Tururu, Novo Oriente, Lavras da Mangabeira, Paraipaba, Fortim e Caucaia.

Com 11 perfuratrizes em sua frota, o Governo do Estado do Ceará atingiu a marca de 448 poços perfurados em 2014. Estima-se que mais de 500 mil cearenses já foram beneficiados com o “Programa Cearense de Perfuração de Poços”, programa coordenado pela Secretaria dos Recursos Hídricos do Ceará e executado pela Superintendência de Obras Hidráulicas que adotou, em agosto deste ano, novas regras para solicitação de poços profundos.

Com a adoção da nova política, novos pedidos para perfuração de poços profundos somente serão analisados se estiverem devidamente acompanhados de estudos geofísicos que demonstrem a viabilidade técnica da perfuração. A medida reduz a quantidade de perfurações ociosas e superpostas no enfrentamento da seca, e possibilitam uma maior eficiência nas perfurações.

Desde o início do “Programa Cearense de Perfuração de Poços” já foram perfurados mais de 2.500 poços em todo o Ceará.

Para o mês de novembro estão programadas outras 103 perfurações.

Previous post Oficio 021/2014 Cancelamento da Reunião Extraordinária de Alocação das Aguas dos Vales do Jaguaribe e Banabuiu
Next post Meta de 750 mil cisternas no semiárido é cumprida antes do previsto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *