O Ceará foi pioneiro na gestão da água no Brasil, com a criação da Secretaria dos Recursos Hídricos, em abril de 1987, e da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos do Ceará (Cogerh), em 1993. Hoje, o modelo de monitoramento e gerenciamento dos reservatórios é considerado referência no Brasil.

Apesar disso, o Estado ainda enfrenta gargalos para garantir o acesso à água, conforme mostram levantamentos como o do Pacto das Águas, iniciativa da Assembleia Legislativa.

As populações de pequenos núcleos têm dificuldades para viabilizar adutoras e ter acesso a redes de distribuição, continuando dependentes dos carros-pipa e das cisternas. Além disso, a irrigação das terras não está disponível para a maioria dos pequenos agricultores. Ao desenvolver agricultura de sequeiro, o produtor fica vulnerável às variações das chuvas e das secas.

O secretário de infraestrutura hídrica do Ministério da Integração Nacional, Francisco Teixeira, lembra que programas como o Bolsa Família e o Garantia-Safra permitiram preencher lacunas do passado na falta de água e renda. “Antes o agricultor perdia os alimentos e a renda. Hoje, o Seguro Safra permite atenuar esse sofrimento. A água garantida pela gestão permite o socorro em grandes secas”, avalia Teixeira, que presidiu a Cogerh de 2007 a 2012.

Teixeira diz que as populações que vivem às margens de rios perenizados e canais como o Eixão das Águas precisam ser capacitadas para trabalhar com irrigação. “Água existe. O desafio é a população que mora nas margens ter capacidade técnica e financeira para aproveitar essa água. Há leitos de rios perenizados em que não aproveita a água para irrigação”, aponta.

Acesso à agua

Na avaliação do secretário dos Recursos Hídricos do Estado, Cesar Pinheiro, o acesso à água tem sido otimizado no Ceará com o aumento do alcance da água acumulada e com a melhoria da integração das bacias. Isso permite, segundo ele, que as bacias com mais disponibilidade possam suprir as necessidades das bacias vizinhas, “contribuindo para o ‘preenchimento’ dos ‘vazios hídricos’, uma preocupação do Estado nos últimos anos”, segundo o secretário.

Ele aponta que há muitas comunidades com menos de 100 famílias no Estado que demandariam muitos investimentos para serem atendidas, a curto prazo.

Quanto às dificuldades para acesso à água para quem vive ao lado de grandes canais, o secretário diz que a SRH desenvolve projeto no Eixão das Águas, para 4.450 pessoas.

Pinheiro cita também o projeto Cinturão das Águas do Ceará (CAC), lançado neste ano pelo Governo do Estado. O Cinturão, explica o secretário, é um sistema adutor de aproximadamente 1.300 km de comprimento, que levará água por gravidade do Projeto de Integração do Rio São Francisco. O primeiro trecho, entre Jati e Cariús, está previsto para ficar concluído no fim de 2014.

“Tenho a mais absoluta certeza de que os governos posteriores irão dar continuidade a este extraordinário projeto que transformará definitivamente a realidade da oferta hídrica no Ceará”, aponta Pinheiro. (Thiago Mendes)

Serviço

Secretaria dos Recursos Hídricos (Cogerh)
Endereço: Centro Adm. Governador Virgílio Távora, Cambeba – Fortaleza-CE
Outras informações: www.srh.ce.gov.br

Multimídia
Leia e comente a íntegra da entrevista com o secretário de Recursos Hídricos, Cesar Pinheiro, no portal O POVO Online, no endereço
www.opovo.com.br

Previous post Reunião da Junta Eleitoral
Next post Divulgação da Cartilha “Conhecer e Cuidar”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *