Os estados que enfrentam problemas relacionados à estiagem devem ser monitorados por um sistema de informação que reunirá ações de convivência com a seca. A ideia é disponibilizar os dados via internet para que governantes e população saibam quais atividades são realizadas em cada localidade. Ainda em fase de projeto, o sistema foi apresentado ontem pelo ministro da Integração Nacional, Francisco Teixeira, durante o Seminário de Convivência com o Semiárido e de Preparação para a Seca, em um hotel na Beira-Mar.

“Nossa ideia é criar um grande portal para que o gestor público encontre facilmente as informações para tomar decisão sobre a seca. Nesse espaço, estarão disponíveis dados socioeconômicos, hidrológicos e meteorológicos. A proposta é integrar a rede de instituições que desenvolvem trabalhos de enfrentamento à seca” , declarou o ministro.

Segundo Adriana Melo , secretária de Desenvolvimento Regional do ministério, o Monitor de Secas deve ajudar o Governo Federal na distribuição de recursos. “O sistema poderá indicar a gravidade de determinada situação. Isso contribuirá para que o Governo planeje melhor suas ações”, defende. A secretária afirma que o projeto recebe melhorias a partir da visita do ministério aos estados que deverão ser beneficiados. Havendo consenso, a proposta será apresentada à Casa Civil para análise. “Aguardamos a proposta do grupo técnico elaborada com representantes do Ministério da Integração Nacional, dos estados e do Banco Mundial, para ver que caminho devemos tomar”, afirmou Teixeira sem definir prazos.

Na abertura do seminário, o ministro declarou que as chuvas até agora não conseguiram abastecer os reservatórios de água no Nordeste. Por isso, a Operação Carro-Pipa deve continuar, além de construções de cisternas e sistemas simplificados. Teixeira também defendeu a construção de adutoras em sedes de municípios e eixos de integração de bacias.

Adriana Melo diz que falta coordenar as ações de enfrentamento à estiagem. “Não estamos em contexto de negligência, mas os trabalhos não estão integrados. Muitos órgãos executam ações semelhantes ao mesmo tempo e nos mesmos territórios”, opina. Segundo a secretária, os seminários são tentativa de começar a integrar ações. O evento encerrou ciclo de debates realizados em Salvador, Natal e Maceió. O objetivo foi sintetizar propostas para construção de política nacional de convivência com a seca.

Saiba mais

Maiores chuvas registradas ontem:

Eusébio: 51 mm
Caucaia: 50 mm

Fortaleza: 49.6 mm
Aquiraz: 48 mm

Solonópole: 44 mm
Jaguaribe: 42 mm

Irauçuba: 40 mm
Aratuba: 39 mm

Crateús: 37 mm
Pentecoste: 35 mm

Jardim: 32 mm
Penaforte: 19.5 mm Missão Velha: 9 mm

Porteiras: 8 mm

FONTE: Funceme

Previous post Reunião de Avaliação e Alocação das Águas dos Vales Jaguaribe e Banabuiú do ano de 2013
Next post Seminário de Renovação da Comissão Gestora do Sistema Fogareiro – Quixeramobim

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *